DISCURSO DE SUCESSÃO E POSSE DE DIRETORIA DA ASRTD – JUN 2018

 Associação Leopoldina Juvenil

29 de junho de 2018 1930h

 -Saudação às autoridades e Representantes

 André Jobim de Azevedo

OAB/RS 21.172

Prezados Acadêmicos Titulares, Acadêmicos Honorários, Acadêmicos Correspondentes, 

Senhores advogados, magistrados, procuradores, professores, Reitor e diretores de Faculdades de direito, estudantes, senhoras e senhores.

A Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho -ASRDT, que tem por Patrono o Professor Mozart Victor Russomano – in memoriam, completa sua primeira administração.

Nosso sodalício iniciou sua vida Acadêmica no dia 6 de maio de 2016.

 Fomos capazes de recente trajetória que promete ser longa, ser imortal.

Com a participação direta dos interessados no culto ao mundo do trabalho, ao direito do trabalho, sua legislação, doutrina e jurisprudência, bem como ao estudo do direito processual do trabalho, a ASRDT hoje é uma realidade.

Tudo isto obra coletiva de nossos fundadores que comigo fizeram nascer a Academia, pela ordem das cadeiras, Professores Henrique José da Rocha, Raimar Machado, Gilberto Sturmer, Rodrigo Trindade de Souza, Joe Deszuta e Rubens Clamer dos Santos Júnior.

Agradeço igualmente aos colegas de gestão desta primeira administração , Vice Presidente Rodrigo Trindade de Souza, Diretor Financeiro Gilberto Sturmer, Diretor de Relações Internacionais Raimar Rodrigues, Diretor Cultural Bem Hur da Silveira Claus e a secretária Janete Deste, com os quais juntos levamos a bom termo este primeiro biênio.

A todos agradeço de coração, sem os quais nada seria possível.

Iniciada com seus delicados atos constitutivos – que aliás já estão a merecer alguma correção, contou com formulação de denominação, design de marca, registro legal desta. Formulação de sua face contemporânea, aqui referindo seu site, registros de domínio, inicial .com e atual , como próprio .org, endereços a formação de cadastros do Acadêmicos Titulares, Correspondentes e Honorários, realização das primeiras assembleias.

Empenhamo-nos em fazer-nos presentes junto às mais representativas entidades e instituições trabalhistas do estado , tendo participado nos mais importantes acontecimentos destas no último biênio.

Fomos prestigiosamente acolhidos pela Academia Brasileira de Direito do Trabalho- nesta noite representada pelo Acadêmico Emílio Rothfuchs Neto, que destacou-nos em todos seus importantes eventos, e ora conduzida pelo Acadêmico João de Lima Teixeira Filho.

Aproveito para registrar e agradecer a presença dos Acadêmicos Nacionais Jorge Cavalcanti Boucinhas Filho , Ricardo Guimarães … e as mensagens das academias Regionais e Nacionais.

Organizamos Seminários e Congressos, nacionais e internacional, junto às mais importantes e reconhecidas Instituições de Ensino Superior do Estado.

Recentemente firmamos convênio de colaboração cultural com as co-irmãs regionais APaulista de DT e ABrasiliense de DT. Oportunidade que agradeço aos seus presidentes, respctivamente Almir Pazziannotto Pinto e Douglas Alencar Rodrigues.

Produzimos duas importantes obras jurídico-trabalhistas, de real relevo:

O direito Processual do Trabalho e o Novo Código de Processo Civil- A efetividade da jurisdição como Horizonte Hermenêutico e a hoje lançada

Reforma Trabalhista Desafio Nacional

 Manusear livro REFORMA E COMENTAR

Ambos de relevo temático e autoral, com articulistas nacionais e estrangeiros, advogados, professores, ministros.

Isto de forma a – sem hesitação evidenciar o papel fundamental da Academia, qual seja de suporte científico e de conhecimento, sem que se pratique maniqueísmo ineficiente e inaceitável na sociedade contemporânea, que polariza os temas, contrariamente à diversidade real.

É das diferenças que vêm a evolução e o crescimento. Temos entre nós as mais respeitáveis e distintas posições sobre a matéria que nos toca, o que se constitui no tesouro de nossa União e base de fortalecimento, pois entre iguais , neste ambiente, nada se produz.

 Tenho a certeza da satisfação – à distância – de nosso saudoso patrono Mozart Victor Russomano. É enorme alegria e honra ter presidido uma instituição que tem este brilhante gaúcho como inspiração, o qual a partir da disciplina laboral e processual laboral, levou o tema aos mais altos patamares de discussão, aprofundamento e efetivação, quer em território nacional, quer em ambiente internacional.

 Sua carreira inspira a todos nós e evidencia nosso paradigma gaúcho como um dos mais importantes juslaboralistas de todos os tempos em nosso país.

Assim é que unidos, atores do mundo do ensino e estudo do Direito do Trabalho criamos a ASRDT.

Agradecimento especial ainda ao desembargador, decano da 8ª Região, Confrade de ABDT Vicente José Malheiros da Fonseca, que nos brindou como hino oficial da Academia Sul-Rio-Grandense, hoje aqui mais uma vez executado.

Chegada a hora de passar o bastão. Não me sinto mais confortável e confiante do que transmitir a Presidência à nova administração.

Ao querido irmão e parceiro de sempre que ora assume a Presidência, Gilberto Sturmer, eu digo,……… não poderia deixar a Academia em melhores mãos. Ilustre advogado, Brilhante professor , tem atuado destacadamente no PPGD de nossa PUCRS, elevando o conhecimento aos seus mais altos patamares.

Tenho a certeza que com seu Vice presidente Rubens Clamer dos Santos Júnior, Diretor Tesoureiro Henrique Rocha, Diretora Cultural Angela Kirscner e ainda disposto a trabalhar por nossa entidade, eu mesmo atuando como Diretor de Relações Internacionais, ao lado do Diretor Secretário Leandro Amaral Dornelles, seguiremos firmes em frente.

Devo confessar minha enorme emoção nesta noite, em dividir com os amigos o sentimento do dever cumprido.

Vida longa à Academia, Muito obrigado .

Estatuto Social ASRDT

A história de uma instituição é sua vida e documenta-la para a posteridade um dever. Neste campo estamos divulgando em dois  espaços a história da Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho – ASRDT.  O primeiro , desde a reunião inaugural de propósitos,  a fundação, as reuniões realizadas, a instalação da Academia e a posse festiva, onde constarão outros atos  e fatos solenes.

No outro espaço,   as participações da  ASRDT em Encontros,  Congressos, Simpósios, Solenidades, e as ocorrências participativas de nossos Confrades  e Confreiras. Para tanto  receberemos as informações que subsidiem essa inclusão.

download Ata Fundação ASRGDT – Versão Cartório
 download  Discurso de fundação ASRDT
 download  Estatuto Social ASRDT
download  Ata Eleição e Posse ASRSDT
images Hino da Academia Sul Rio-Grandense de Direito do Trabalho (Vicente Fonseca)