Com 83 anos, foi-se O Dr. José Ehlers de Moura.

Dedicou-se como nenhum outro à Femargs, comandando a instituição por muitos anos. Fazia por abnegação. Sem qualquer remuneração, com bastante idade, e após ocupar a administração do TRT-RS. Após ser presidente do Tribunal, trocou o descanso da aposentadoria pelo amor ao magistério e sentimento de dever para formar novos magistrados, que fossem conscientes da grandeza de seu papel social. E o fazia com a elegância e honestidade intelectual dos grandes mestres.

Duvido que haja algum juiz ou juíza do trabalho do RS que não seja devedor de seus ensinamentos.

Dr. Moura também escreveu diversos livros e artigos acadêmicos importantes. É imortal nas páginas e nas mentes dos que tiveram a honra de ser seus alunos. Toda a magistratura do trabalho perde uma de suas mais importantes referências.

Dr. Moura foi exemplo de juiz-acadêmico e – para mim – o grande referencial de o porquê trabalhar na preparação e formação de novos juízes. Perco amigo e exemplo. Os grandes costumam ser humildes; Dr. Moura foi um gigante. Vá com Deus. Homenagem da Academia Sul-rio-grandense de Direito do Trabalho
Texto do Acadêmico Rodrigo Trindade de Souza

EDITAL DE DECLARAÇÃO DE VACÂNCIA DA CADEIRA Nº 26 E ABERTURA DE REGISTRO DE CANDIDATURAS

Pelo presente EDITAL, o PRESIDENTE DA ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE DIREITO DO TRABALHO, no uso de suas atribuições,

Considerando o pedido de EXCLUSÃO do Acadêmico ALMIRO EDUARDO ALMEIDA, ocorrido no ano de 2017;
Considerando o disposto no artigo 9º, § 4º, inciso VII, do Estatuto Social da ASRDT em vigor;

RESOLVE

1) Declarar a vacância da Cadeira nº 26 da Academia Sul-rio-grandense de Direito do Trabalho;
2) Abrir prazo de 15 de maio de 2019 até 15 de junho de 2019 para registro de candidaturas;
3) Os requisitos previstos no artigo 4º e parágrafos do Estatuto Social da ASRDT, devem ser rigorosamente observados, ou seja:
a) indicação subscrita por, no mínimo, 03 (três) acadêmicos que estejam em situação regular quando ao pagamento das anuidades da Academia;
b) curriculum vitae do candidato;
c) titulação mínima de Mestre em Direito (título reconhecido e validado no Brasil), com cópia do diploma;
d) indicação de 01 (um) livro de Direito do Trabalho ou 03 (três) artigos publicados em revista especializada em matéria trabalhista, a contar de 15 de maio de 2017, com o respectivo exempla do livro ou dos artigos.
4) O presente edital é publicado exclusivamente para os Acadêmicos que, por sua vez, poderão convidar/indicar candidatos à vaga;
5) Os pedidos devem ser encaminhados UNICAMENTE por correio, com documentos físicos, para o seguinte endereço: AVENIDA DOUTOR NILO PEÇANHA Nº 2825, SALA 1101, BAIRRO CHÁCARA DAS PEDRAS, CEP 91.330-001, PORTO ALEGRE/RS;
6) Serão considerados apenas os documentos postados até 15 de junho de 2019.

Porto Alegre,13 de maio de 2019.

GILBERTO STÜRMER
PRESIDENTE DA ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE DIREITO DO TRABALHO

NOTA DE APOIO

  

A Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho (ASRDT), entidade sem fins lucrativos, com caráter eminentemente educacional e cultural, constituída por advogados, magistrados, membros do Ministério Público e professores universitários, e dedicada ao estudo do Direito Material e Processual do Trabalho, sua legislação, doutrina e jurisprudência, vem a público declarar apoio ao Desembargador Francisco Rossal de Araújo para preenchimento da vaga de Ministro do Tribunal Superior do Trabalho.

O Desembargador Rossal é membro fundador da ASRDT, titular de sua cadeira de número sete e está firmado como referência no estudo e divulgação científica do Direito do Trabalho.

Tendo sido escolhido por seus méritos para ingressar a lista tríplice, Francisco Rossal de Araújo atende aos anseios acadêmicos de construção e defesa do Direito Material e Processual do Trabalho. A entidade acredita que a agregação do Desembargador Rossal ao Excelso Trabalhista atenderá a justiça da conduta de magistrado sempre pautado por primorosa técnica jurídica, retidão, transparência e firmeza.

 

Porto Alegre, 04 de abril de 2019.

ACADEMIA SUL-RIO-GRANDENSE DE DIREITO DO TRABALHO

Gilberto Stürmer

Presidente

direitodotrabalho

Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho

Fundada em 11 de março de 2016, na  Rua Celeste Gobatto, 129/301 a Academia Sul-Rio-Grandense de Direito do Trabalho -ASRDT, tem por Patrono o Professor Mozart Victor Russomano – in memoriam.

Trata-se de associação sem fins lucrativos, que tem caráter eminentemente educacional e cultural constituída por advogados, magistrados, membros do Ministério Público do Trabalho, professores universitários, bacharéis de direito interessados no culto ao mundo do trabalho, ao direito do trabalho, sua legislação, doutrina e jurisprudência, bem como ao estudo do direito processual do trabalho.